Tortéi da Vó Lídia

quinta-feira, agosto 07, 2014

Se você nunca comeu tortéi, tem que tentar fazer e comer, pois é muito gostoso!

Essa receita é uma misturinha da receita da vó da minha prima (que por ser tão querida eu chamo de vó também desde pequenininha) com a receita de um vídeo do programa Caminhos do Oeste.
(se quiser ver o vídeo pra facilitar, clique aqui)


Mesmo tendo a receita lá no vídeo, eu vou escrever aqui, assim se você quiser copiar e colar e imprimir facilitará a vida =)

Para a massa 
3 ovos
1 1/2 xícará de água (o da vó Lídia vai leite, mas na receita ela não colocou a quantia e eu fiquei com medo de substituir exatamente!)
Farinha até dar o ponto.

Bata os ovos com a água e vá adc a farinha até desgrudar da mão.

(Eu fiz meia receita: Dá muitaaaa massa com uma receita inteira!)

Para o Recheiro
Óleo
Uma aboborá Cabotiá 
Alho picado
Cebola Picada
Salsinha picada
Queijo Ralado
4 cravinhos
Noz moscada

Corte a abóbora em cubos e coloque no processador. Se você não tem processador, rale os pedacinhos. 
Aqueça óleo em uma panela e acrescente a cebola e alho. Depois adc a abobora e mexa bem. Adc um pouquinho de água e espere a abobora ficar bem macia. Depois de bem macia adc o restante dos ingredientes e mexa bem. Vai virar um creme! Tempere à gosto com sal e pimenta do reino.

Para o Molho
Eu fiz um molho de frango. Mas se você quiser pode fazer de carne, de tomate... vai ficar bom também!

Peito de frango picado em cubos
Cebola
Alho
Tomates pelati ou tomates sem pele e sem semente picados em cubos

Refogue o alho e cebola, adc o frango.
Depois de refogado, adc os tomates e um pouquinho de água.
Tempere à gosto.

Para montar

Abra a massa com cilindro ou rolo.
Espalhe o recheio de abóbora.
Enrole. 
Use um pano novo e enrole o tortéi nele e amarre com um barbante.
Coloque em águá fervendo (eu coloquei sal na água) por 40 min.
Escorra. Desenrole, Corte em pedacinhos e monte com o molho por cima!!

Olha a carinha da prima que veio comer com a gente: 



O resultado é bom e eu amei fazer e saborear! 

Beijo! 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentário!

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe